Vacinação antirrábica supera metas em Porto Seguro 119,8%

SAÚDE 21 , setembro de 2022

Foi um sucesso a campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos, realizada pela Prefeitura de Porto Seguro, em parceria com o Governo da Bahia. Ao todo foram imunizados 14.754 cães, atingindo 112,8% da meta, e 4.588 gatos, o equivalente a 149,6% do total previsto.

De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde, Débora Rosa, os bons resultados se devem à estratégia montada pela Prefeitura, através das equipes de Vigilância em Zoonoses, com pontos de vacinação montados na sede, bairros, distritos e zona rural. “Com isso, conseguimos dar acesso a toda a população, incluindo os indígenas”, salienta.

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete os mamíferos de sangue quente, inclusive o homem e caracteriza-se como uma encefalite aguda, com letalidade de aproximadamente 100%. É um problema de saúde pública que merece atenção permanente, devido ao iminente risco de contágio em áreas de circulação do vírus rábico. Sua transmissão ocorre por secreções, usualmente saliva, que atingem o organismo através da lambedura, mordedura ou arranhadura do animal infectado.

Quem não conseguiu levar seu bichinho para ser imunizado, pode ainda encontrar a vacina disponível na UVZ (Unidade de Vigilância em Zoonoses), localizada no bairro Porto Alegre II, das 8 às 14 horas.

Prefeitura Municipal de Porto Seguro