SÃO BRÁS EM TRANCOSO: DEVOÇÃO E FOLIAS CULTURAIS NA CELEBRAÇÃO DO CARNAVAL

CULTURA 04 , fevereiro de 2024

Trancoso inicia a tradicional Festa de São Brás, celebrando o co-padroeiro do distrito. O prefeito, Jânio Natal, marcou presença no primeiro dia do evento, que se estende até sábado, 3 de fevereiro, com uma programação rica em fé, cultura e música.

A sexta-feira (2) começou com uma missa na Igreja São João Batista, conduzida pelo Padre Marconi. Em seguida, a festa ganha vida com o Samba de Couro, manifestação cultural tradicional da região, na Casa da Cultura Seu Flor.

À noite, a atmosfera festiva ganhou ainda mais vida com apresentações que encheram o coração dos participantes de alegria. Os acordes contagiantes de Edinho Caraíva, Trio Virgulino e Trio Marajó proporcionaram um verdadeiro espetáculo de arrasta-pé, do jeito que o povo trancoseia o Carnaval local. A dança animada e a música envolvente marcaram a celebração, criando memórias inesquecíveis nesta edição da Festa de São Brás em Trancoso e marca a segunda noite do Carnaval Cultural.

No sábado (3), os festejos continuam com a busca do mastro na madrugada, símbolo decorado com fitas coloridas. Após a busca, participantes desfrutam de um café da manhã e almoço. À tarde, uma missa e procissão homenageiam São Brás, seguidas pela esperada subida do mastro, momento de fé, tradição e diversão.

“A Festa de São Brás representa uma significativa expressão cultural e religiosa em Trancoso, unindo pessoas de todas as idades e credos em torno da fé e devoção ao padroeiro”, destacou o prefeito, Jânio Natal. Quem compartilha dessa visão, é o vice-prefeito e secretário de Turismo, Paulinho Toa Toa. “A festa é uma oportunidade para a comunidade celebrar sua identidade cultural, marcada por uma mistura envolvente de elementos religiosos, culturais e festivos que refletem a diversidade local abra alas para o Carnaval Cultural”, concluiu.

Os festeiros D. D’ajuda, Sr. Manoelzinho e família, e Luciana Félix Manoel Quintino e família esperam mais de 3 mil pessoas, nos dois dias de evento, inserido no Calendário de Eventos Oficiais de Porto Seguro e faz parte da campanha "O Verão Mora Aqui e Tem Carnaval".