Professores e pesquisadores da UNEB participam de encontro em Porto Seguro sobre a Educação Escolar Indígena

CULTURA 05 , junho de 2023

Com os objetivos de conhecer a realidade local das escolas indígenas, um grupo de professores, pesquisadores e mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), do Campus de Caetité, participou de um encontro com representantes da Educação Escolar Indígena da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Patrimônio Histórico (SEDUC), no dia 1º de junho, na sede da SEDUC. Durante o encontro, foi ministrada uma palestra pelo coordenador técnico pedagógico do setor, Ângelo Pataxó, intitulada “Contextualizando a Educação Escolar Indígena nas escolas indígenas pataxó do Município de Porto Seguro”.

Na abertura do evento, o supervisor pedagógico da SEDUC, Epaminondas Castro, explanou que parte da sociedade possui uma noção errônea acerca dos povos originários. “Muitos esperam ver a comunidade indígena cristalizada no tempo, como se os indígenas tivessem que estar com lança e tacape e não trajando calça jeans e portando telefone celular”, salientando que a educação escolar indígena se dá em outra dinâmica, além do ensino regular.

Já Ângelo Pataxó, informou que, segundo o Censo de 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem no Brasil 305 etnias indígenas, com 274 línguas, sendo a Bahia o estado com a terceira maior população indígena autodeclarada. Sobre a questão fundiária que permeia o debate sobre os povos originários em âmbito nacional, ele enfatizou que os indígenas não falam de terra em si, mas de território, o que abrange a cosmologia, cultura e língua desses povos. “Os pataxós sempre habitaram a nossa região, mas não eram aldeados”.

Para a professora da UNEB Eliana Carvalho, o encontro foi muito proveitoso. “Para nós, foram muito enriquecedoras as informações trazidas pelo Ângelo. Foram fundamentais para o conteúdo que trabalhamos. Além disso, as ações da SEDUC junto aos povos originários nos surpreenderam, pelo fato da intenção de manter viva e divulgar a cultura desses povos, de forma autêntica”