Porto Seguro: números expressivos comprovam o sucesso do Carnaval 2023

Carnaval 2023 01 , março de 2023

O balanço do Carnaval 2023 de Porto Seguro foi apresentado na segunda-feira, 27, no hotel Solar do Imperador, mostrando números expressivos que comprovam o grande sucesso do evento. Após dois anos sem folia, o Carnaval foi retomado com uma festa da paz, segurança e diversidade de atrativos no circuito Passarela da Cultura, bairros e distritos.

A valorização dos 61 blocos, visão social, incremento na economia e o fomento turístico consolidam o novo modelo da maior festa popular da cidade, fortalecendo uma nova identidade cultural para os festejos em Porto Seguro.

O balanço apresentado à imprensa e autoridades mostra indicadores mapeados entre os dias 15 a 26 de fevereiro, em ação da Secretaria de Turismo (SETUR) e parceria com a Sinart, Portal do Turismo, ABIH, Polícia Militar, Abav e Abrasel, apontando o destino como o mais seguro e com os menores índices de ocorrências na Bahia.

ATIVIDADE TURÍSTICA

O vice-prefeito e secretário e Turismo, em conjunto com o secretário-adjunto de Turismo, destacou “a vinda de turistas para o período bastante expressiva, fruto do trabalho de alinhamento estratégico do prefeito, e as ações de mercado e marketing realizadas ao longo da gestão”, frisa.

O fluxo da malha aérea, inscrição de excursões rodoviárias no Portal de Turismo, desembarques de passageiros, ocupação hoteleira e gasto médio no período do Carnaval 2023, tiveram percentual muito acima do registrado em 2020.

Foram consolidados o aumento de 30% no rodoviário (Portal do Turismo) configurando acréscimo de 9.000 passageiros; aumento de 34% no aéreo (SINART), constituindo acréscimo de 8.000 desembarcados; mais 90% no aeroporto Terra Vista em Trancoso, acréscimo de 1.130 turistas chegando ao município.

GERAÇÃO DE RENDA

A atividade turística consolidou 48.000 rooming nights extras no período, estimando complemento de receita em R$ 22.000.000,00 (vinte e dois milhões). No setor gastronômico, apontado pela A&B, o ganho foi de R$ 16.000.000,00 (dezesseis milhões de reais).

A geração de renda foi extremamente importante: aos empreendedores individuais houve movimentação de uma média de R$ 2.170.000,00 (dois milhões cento e setenta mil reais). O incremento na economia local, a mais que o esperado, está na ordem de R$ 40.000.000,00 (quarenta milhões de reais), resultando, portanto, numa média de 140.000,000,00 (cento e quarenta milhões de reais) ao todo injetados na economia da cidade.

MÍDIA

A programação transmitida e publicada nas redes sociais registrou 3 milhões de visualizações na página da Prefeitura de Porto Seguro no Instagram; 1 milhão no Facebook; 234 mil visualizações no YouTube. A mídia espontânea gerou inúmeras matérias jornalísticas em veículos de comunicação regionais e nacionais, também houve cobertura por várias emissoras de televisão.

ATUAÇÃO INTEGRADA

Secretarias e instituições que participaram diretamente na organização do Carnaval foram representadas. Participaram os secretários de Mobilidade Urbana, Segurança e Concessões, Casa Civil, Assistência Social, Portran e Comte. Guarda Civil.

Marcaram presença o presidente da Câmara; Wilson Spagnol (ABIH); Cel. Alexandre (Comte 8º Batalhão PM), Major PM Lima Neto; Wendel Ferreira (delegado titular da Deltur), Capitão PM Márcio Henrique, Cel Erivaldo Rock (Comte. Corpo de Bombeiros), apresentando a eficiência dos serviços que contribuíram para os números com ganhos reais a Porto Seguro.