Porto Seguro ganha Núcleo de Enfrentamento e Prevenção ao Feminicídio

ASSISTÊNCIA SOCIAL 26 , maio de 2023

Com o objetivo de fortalecer as políticas de combate à violência contra a mulher, a Terra Mãe do Brasil ganhou, nesta quinta-feira, 25/5, o Núcleo de Enfrentamento e Prevenção ao Feminicídio (NEF). A estrutura, que funcionará na sede da Secretaria Municipal da Assistência Social, foi oficialmente inaugurada com a participação do vice-Prefeito, Paulinho Toa Toa.

Presente ao evento, a desembargadora, Nágila Brito, ressaltou a satisfação do TJ-BA com a iniciativa – ela lembrou que Porto Seguro é a primeira cidade do interior a ser contemplada com o NEF. “É importante que esses homens que tenham praticado a violência, entendam o quadro que ele criou e seja um agente transformador e disseminador da não violência”, argumentou.

A ação é fruto de parceria entre a Prefeitura de Porto Seguro e o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) e visa estreitar a cooperação entre estado e município, integrando o processo de troca de informações entre as partes. Serão atendidos autores de violência doméstica e familiar que estejam em cumprimento de medida protetiva de urgência expedida pelas varas de Violência Doméstica e Familiar.

O vice-prefeito, Paulinho Toa Toa, comentou que a gestão municipal se coloca à disposição para toda e qualquer parceria que venha somar no combate à violência contra a mulher. “Porto Seguro não pode ter espaço para violência. Temos que enfrentar e combater, além disso, acolher e preparar os eventuais agressores para que essa prática não se repita”, pontuou.

Também estiveram presentes à inauguração do NEF, a promotora, Sara Gama; secretária de Políticas para Mulheres de Salvador, Fernanda Lordelo; a procuradora geral do município, Magaly Menezes; a Juíza da 2ª Vara Criminal e de Violência Doméstica de Porto Seguro, Michelle Quadros Patrício e o secretário municipal da Assistência Social, Cláudio Soares.

“A instalação do Núcleo de Enfretamento e Prevenção ao Feminicídio é mais um passo em direção a um futuro em que as mulheres não morram mais apenas em razão do gênero feminino. O grupo reflexivo para homens, que é uma das ações do NEF, tem força para mudar a realidade do cenário de violência contra a mulher em Porto Seguro”, comentou a Juíza, Michelle Patrício.