INÉDITO: LAVAGEM DA ESCADARIA DA CIDADE HISTÓRICA E CORTEJO DE IEMANJÁ MARCAM SÁBADO EM PORTO SEGURO

CULTURA 05 , fevereiro de 2024

A valorização histórica e cultural tem sido priorizada pela gestão municipal do Prefeito, Jânio Natal, que através da pasta do Governo, em parceria com a Secretaria de Turismo e a Superintendência de Cultura da pasta da Educação, promoveu eventos inéditos que enaltecem a diversidade cultural do município, como a Lavagem da Escadaria da Cidade Histórica e cortejo em homenagem à Iemanjá.

O prefeito ressalta a importância histórica e o compromisso da administração em preservar e valorizar as tradições locais. “Faz parte do nosso respeito à história, precisamos valorizar as crenças que construíram Porto Seguro e representam valores de grande parte da populaçao local”, relata, Jânio Natal.

Neste sábado, 3 de feveriro, a partir das 14h, em frente à Igreja São Benedito, a cidade histórica testemunhou a 1ª Lavagem da Escadaria. O evento idealizado pela ONG Semente teve início com uma missa, seguida, a partir das 15h40, pela celebração animada que encheu cada degrau dessa história com vida e cheiros. Foi uma oportunidade para a comunidade se unir e prestigiar a iniciativa que resgata e celebra as tradições.

Em seguida, por volta das das 16h, a Praça das Pitangueiras foi o local da concentração para o Cortejo de Iemanjá. Esta manifestação religiosa e cultural envolveu a comunidade de praticantes, simpatizantes e turistas em uma celebração que ressalta a riqueza das crenças e ritos das religiões de matrizes africanas.

O minitrio, conduzido pelo talentoso Paulinho Alcantara, partiu com cortejo até o pier municipal, proporcionando uma festa repleta de axé e organizada com esmero pelo Ilê Axé Kala e D. Omin Orum, onde presentes e oferendas foram entregue ao mar!