Notícias

Notícias | 03.01.2018 05:51

Prefeitura de Porto Seguro inicia ações de preservação da restinga

img_alt



Atendendo a recomendações de órgãos ambientais e para fazer cumprir o Código Florestal, Lei 12.651/2012, a Prefeitura de Porto Seguro está realizando a Operação Restinga Limpa, que teve início nessa terça-feira (01/01), na Praia de Itacimirim. O objetivo da ação é fazer com que os carros e demais veículos não tenham acesso à faixa de restinga, que é área de proteção ambiental. As ações estão sendo coordenadas entre as Secretarias Municipais do Meio Ambiente, Trânsito e Serviços Públicos, Infraestrutura e Obras, Cultura e Turismo e têm o apoio da Guarda Civil Municipal e CIPPA.

Conscientização

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Bené Gouveia, estão sendo instaladas proteções (gradis), de forma que impeçam o tráfego de veículo nessas áreas e que a restinga seja preservada. “Em princípio e como forma de conscientização, estamos notificando todos os veículos que insistem em estacionar na faixa de restinga, e a partir da colocação das barreiras, quem insistir, terá o veículo rebocado e sofrerá as sanções previstas em lei”, disse o secretário, informando que estão sendo colocadas placas educativas e que haverá ainda monitoramento periódico para coibir os estacionamentos irregulares.

Replantio

No momento da operação, um quadriciclo que trafegava pela praia foi flagrado e abordado pelos fiscais do Meio Ambiente, que orientaram o condutor sobre as leis de proteção ambiental e o instruíram a não transitar pela faixa de praia. A Secretaria Municipal do Meio Ambiente informa ainda que toda a área que sofreu supressão passará por plantios de mudas nativas que irão recompor a vegetação degradada e terá  monitoramento permanente. Esse conjunto de ações será implementado em toda extensão da orla no município.

Ascom – Prefeitura de Porto Seguro